Busca


16/12/2016

Câmara Temática do Leite da Ocergs recebeu o presidente da Fetag/RS

 

Reunidos na sede do CFPC (Centro de Formação profissional Cooperativista), no dia 12 de dezembro, as cooperativas integrantes da Câmara Temática do Leite da Ocergs ouviram o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS, Carlos Joel da Silva. Na pauta da reunião, esteve a questão do Fundoleite e a relação da Fetag com as cooperativas gaúchas, a análise da proposta de pesquisa do setor pela Escoop e o encaminhamento do projeto de ATER para o governo do Estado.

Como primeira pauta, a pesquisadora da Escoop, Paola Richter Londero, apresentou sua pesquisa cujo trabalho final foi editado em livro que trata sobre a utilização do Demonstração do Valor Adicionado – DVA como ferramenta de mensuração de benefícios econômicos e sociais dos stakeholders das cooperativas. A pesquisa foi realizada com dados de 2013 e com o resultado foi possível mensurar a riqueza gerada pela cooperativa cuja parcela significativa foi direcionada para o Governo. A pesquisadora salientou que o grande desafio é mensurar todos os benefícios oferecidos pela cooperativa de forma contábil, a fim de que o associado esteja ciente de todos os benefícios que aufere. 

Na sequência, o presidente da Fetag, Joel Carlos da Silva, manifestou a importância do cooperativismo para a agricultura familiar e trouxe à tona a preocupação sobre a expansão das multinacionais. Ressaltou que o Fundoleite é uma proposta sujeita a participação do Estado e que é importante que haja união na forma de representação e posicionamento entre a Fetag/RS e as cooperativas. 

Por fim, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, lembrou aos presentes o projeto de ressarcimento por parte do Estado dos investimentos feitos em assistência técnica pelas cooperativas, através de créditos presumidos de ICMS. Ressaltou que a proposta já foi levada ao conhecimento dos secretários de Agricultura, Ernani Polo, e do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, e que a pauta deverá ser retomada nos próximos dias e que conta com o apoio das cooperativas.

Participaram também da reunião Gilberto Antônio Piccinini e Pasqual Bertoldi, presidente e vice da Cosuel; Darci Hartmann, vice-presidente da CCGL; Fernando Staggemeier, da Languiru e o presidente da CTL, Jeferson Smaniotto, da Piá, além de Alexandre Scheifler, assessor de Política Agrícola e Meio Ambiente da Fetag/RS e José Máximo Daronco, gerente de Monitoramento e Valeska Takahashi Ilha, analista técnica de Monitoramento do Sescoop/RS.

 

 


Rua Félix da Cunha, 12
Bairro Floresta, Porto Alegre / RS - CEP: 90570-000
(51) 3323-0000