Busca


16/03/2010

Fecovinho e FecoAgro/RS fazem reunião na Expodireto

Na tarde de ontem (15/03), presidentes filiados à Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho) se reuniram com representantes da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) para discutir projetos de intercooperação no ramo Agropecuário.

A Fecovinho propôs dar início ao processo de compras conjuntas entre as cooperativas. Para o diretor executivo da Federação das vinícolas, Helio Marchioro, as cooperativas devem se reunir para a aquisição de insumos, reduzindo assim os custos e tornando os fornecedores mais competitivos. Dirigentes da Fecovinho também levantaram uma questão que vem sendo debatida pelas cooperativas gaúchas há algum tempo: a necessidade de juntar marcas pequenas em uma marca única, com condições de competir no mercado. “Estamos disputando pequenos mercados, mas temos um potencial muito maior” – comentou Marchioro. E acrescentou: “Se juntarmos as peças e somarmos todas elas, vamos poder criar o maior atacado de negócios do sul do Brasil, sem precisar pagar para grandes redes. Seria um grande atacado, apenas com produtos cooperativistas”.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, concorda que é necessário obter escalas nas cooperativas, tanto na compra quanto na venda, mas salientou que, “no mundo atual, a integração não precisa necessariamente ser física”. Perius citou o exemplo de sucesso da Unimed, que implantou processos eletrônicos de compra para equipamentos hospitalares, de manutenção, de higiene e outros, reduzindo os gastos consideravelmente, e declarou que este é um exemplo positivo que deve ser seguido. O presidente da FecoAgro/RS, Rui Polidoro Pinto, destacou que a implantação do pregão eletrônico nas cooperativas Agropecuárias é um dos principais objetivos da Federação.

“Gostaríamos de reunir todas as cooperativas neste encontro, mas este já é um bom começo. Quem vai ganhar com nossos avanços são nossos associados, a razão de ser de nossas cooperativas” – declarou o vice-presidente da Fecovinho, Oscar Ló, agradecendo o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

 


Rua Félix da Cunha, 12
Bairro Floresta, Porto Alegre / RS - CEP: 90570-000
(51) 3323-0000